terça-feira, 5 de abril de 2011

Maia: Tiririca precisa ser informado sobre reembolso

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse hoje que o deputado Tiririca (PR-SP) e outros parlamentares precisam ser informados sobre o direito de reembolso por gastos feitos no exercício do mandato. O jornal O Estado de S. Paulo revelou no último sábado que Tiririca pediu reembolso de nota fiscal no valor de R$ 660 de hospedagem no Porto d'Aldeia Resort, em Fortaleza. O deputado também pediu ressarcimento de R$ 311 gastos em alimentação, no mesmo hotel.

"Precisamos orientar melhor o deputado Tiririca sobre os gastos possíveis de serem realizados pelo parlamentar e em que atividades ele pode pedir restituição das despesas. O deputado Tiririca e também outros parlamentares precisam ser orientados. Este é um caso exemplar. Não sei que informações ele prestou. Ele poderia estar em uma atividade no Ceará, os deputados são brasileiros, participam de atividades fora de seu Estado de origem. Se houver alguma irregularidade, vamos pedir ao deputado que devolva os recursos à Câmara", afirmou Marco Maia.

O jornal também revelou que Tiririca contratou com dinheiro da Câmara dois humoristas do programa A Praça é Nossa. Os dois moram em São Paulo, onde Tiririca não tem escritório.

"O importante é que o deputado comprove que esses trabalhadores exercem atividades diretamente relacionadas ao seu mandato. Se eles estão cumprindo atividade parlamentar, não há irregularidade. Caso contrário, tem que demitir", afirmou Maia. A assessoria de Tiririca afirma que as iniciativas do parlamentar estão dentro "das normais legais e das regras estipuladas".(AE)

Bahia: Aleluia é confirmado novo presidente do DEM


O ex-deputado federal José Carlos Aleluia assumiu ontem a presidência do Democratas na Bahia e já deu sinais de que uma das principais tarefas será tirar seus quadros da administração do prefeito João Henrique (PP). Além de JH integrar uma legenda da base do governo estadual, o Partido Progressista, Aleluia destaca que o DEM “nunca participou do núcleo de poder de João Henrique”.

O único cargo de primeiro escalão da Prefeitura ocupado pelo Democratas esta na Empresa Salvador Turismo (Saltur), cujo titular é Cláudio Tinoco, o que, para o novo presidente, não significa a presença do partido ideologicamente. “Estamos fora do núcleo de poder. Na verdade, não vamos nem sair porque nunca entramos”.

Questionado sobre a possibilidade, então, de o partido abrir as portas para Tinoco e os demais filiados que compõem o time de JH, Aleluia deixou no ar. “Vamos avaliar essa questão no momento oportuno”, afirmou o ex-deputado, mas fez questão de não causar mal-estar com o titular da Saltur. “Acho que não podemos perdê-lo (Cláudio Tinoco). Ele faz um bom Carnaval para a cidade”, ponderou.

Além do rompimento com João, o DEM já deixou claro que vai pôr mais lenha na fogueira das eleições municipais de 2012. Com base nisso, o novo presidente anunciou que vai buscar novas lideranças pelo interior e já deixou explícito também que vai buscar integração com os partidos que se autoproclamam oposição no estado, PSDB, PR, PPS e PMDB, com o objetivo de lançar candidato páreo para o pleito da sucessão do prefeito.

Para ACM Neto, o ex-parlamentar reúne todas as condições para reorganizar o partido. Em conversa com a Tribuna, Neto listou três fatores como “fundamentais” para o sucesso de José Carlos Aleluia como dirigente do Democratas na Bahia:

“Tempo. Ele terá como se dedicar ao partido. Boa articulação nacional. Aleluia é ex-deputado federal e ex-líder de bancada. E ele está imbuído com o espírito de renovação para mudar o partido. Essa é a principal tarefa que ele vai ter. O DEM vai escancarar as portas para novas filiações”, explanou ACM Neto.

O novo vice-líder de Assuntos do Interior do DEM na Bahia, o ex-deputado estadual Heraldo Rocha, também já traçou suas diretrizes de trabalho.

“Ninguém pense que essa hegemonia do governo vai continuar por muito tempo. Tem opositores migrando para o governo e tem adesistas que têm identidade de oposição nas suas bases, com seu eleitorado”, pontuou.

A composição do novo diretório conta ainda com o deputado estadual Rogério Andrade como vice-presidente de Assuntos Sociais e o ex-senador ACM Junior como vice de Assuntos Econômicos. O ex-governador e ex-presidente estadual do partido, Paulo Souto, assume a diretoria executiva do DEM na Bahia.

Neto admite disputar Prefeitura

Presente à reunião que consagrou ontem José Carlos Aleluia como presidente do DEM na Bahia, o deputado federal e líder do partido na Câmara, ACM Neto (DEM), admitiu a possibilidade de entrar na disputa pela sucessão do prefeito João Henrique (PP) no ano que vem. Ele ressaltou a necessidade de união com os demais partidos de oposição.

“O ideal é que a gente possa fazer uma construção que reúna os partidos de oposição. Vamos tentar fazer essa costura. Se eu quero fazer uma costura com vários partidos, eu não posso impor minha candidatura”, destacou. Neto complementou ainda que partindo do princípio de que o desejado é fazer uma aliança, ele não irá  impor nem vetar.

“Se eu for escolhido para ser o candidato, se houver condições políticas e a vontade da população de Salvador, então eu disputo”, assegurou, complementando, entretanto que a oposição terá um nome forte. (Romulo Faro - TB)

Jackson Lago morre aos 76 anos em SP

Jackson Lago, governador do Maranhão de 2007 a 2009, morreu aos 76 anos, na tarde de ontem, no Hospital do Coração, em São Paulo. Lago fazia um tratamento com quimioterapia para o câncer de próstata. Ele disputou o governo do Maranhão três vezes antes de se eleger ao cargo em 2006, ao derrotar Roseana Sarney (PMDB), sua adversária histórica. Não chegou a terminar o mandato.

Foi cassado pela Justiça Eleitoral em abril de 2009, por abuso de poder político. Resistiu em deixar o Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, mas entregou o governo dizendo em discurso que voltaria.

Na eleição do ano passado, ele disputou novamente o governo, mas ficou em terceiro lugar. Foi derrotado por Roseana, que se elegeu no primeiro turno, e por Flávio Dino (PC do B). Em maio de 2008, Lago foi denunciado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob acusação de participação no esquema de fraudes a obras públicas envolvendo a construtora Gautama.

A investigação do caso foi tornada pública em maio de 2007, com a Operação Navalha, da Polícia Federal. Na época, Lago negou ligação de seu governo com a construtora.

Médico de formação, também foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002). A atual governadora Roseana Sarney decretou luto oficial de três dias.(TB)

Ex-deputado vai prá Montevideo sem devolver imóvel


Dois meses após terminar seu mandato, o ex-deputado federal Fernando Chiarelli (PDT-SP) ainda ocupa um apartamento funcional da Câmara dos Deputados. De acordo com a Quarta Secretaria, responsável por administrar os imóveis da Câmara, o prazo para a devolução da residência é de 30 dias após a posse da nova legislatura, no início de fevereiro.
Empossado em abril de 2009, após o falecimento do correligionário João Herrmann (PDT-SP), Chiarelli passou a ocupar o apartamento 202, no bloco A, da Superquadra 311, na Asa Sul, região nobre de Brasília. Procurado pelo iG, Chiarelli afirma que está em viagem para Montevidéu, no Uruguai, e nega que ainda more no imóvel funcional.
Assim como outros dois prédios da Câmara, na 311 Sul, o endereço dispõe de campo gramado de futebol, banca de jornais e revistas, comércio local e posto de combustível próximos. A Quarta Secretaria da Câmara afirma ter solicitado o imóvel ao ex-deputado, mas ele simplesmente não dá resposta.
O quarto secretário, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), explica que uma carta foi enviada a Chiarelli e que aguarda o aviso de recebimento para tomar providências. "A Quarta Secretaria pode publicar uma portaria interna ou acioná-lo judicialmente para deixar o apartamento", assinala Delgado. "Tem gente que não se toca que deixou de ser deputado".
À reportagem, Chiarelli diz que devolveu o imóvel "entre 10 e 15 de fevereiro". O ex-deputado atribui o problema a um "erro burocrático" da Câmara. "Já devolvi (o apartamento) faz 512 anos", ironiza Chiarelli. "Estou passando frio aqui (em Montevidéu)".
"Se for comunicado (pela Câmara), vou responder que não tenho conhecimento. Eu não estou aí", diz o ex-parlamentar, explicando que fará um "boletim de ocorrência". "É para me precaver de responsabilidade, para provar que não estou em Brasília. Não conheço nem entidade mitológica que pode estar em dois lugares ao mesmo tempo".(iG)

Bolsonaro afirma que Preta Gil faz "surubas"

Mais uma polêmica envolvendo o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Dessa vez, o parlamentar afirmou que Preta Gil - cantora - além de se envolver com inúmeras mulheres é adepta da prática de "surubas".

Durante entrevista ao portal UOL, Bolsonaro ainda se defendeu das acusações que teria sido racista com Preta durante o programa CQC. O parlamentar afirma ter entendido a cantora perguntado o que ele faria se um filho dele tivesse um relacionamento gay, por isso respondeu daquela forma.

"Duas coisas ‘aconteceu’em resposta à Preta Gil. O que é mais certo, é que eu não entendi a pergunta dela. Porque era uma pergunta que vinha com outras perguntas anteriores. Tudo sobre homossexualismo e corta! E quando vi a Preta Gil, eu já disparei uma resposta que seria padrão para qualquer pergunta dela: Olha, eu não vou discutir contigo promiscuidade. Meus filhos foram muito bem educados, não corro esse risco.", reproduziu Bolsonaro.

O deputado ainda se mostrou incomodado pelo fato, segundo ele, de a cantora utilizar um blog para expor situações íntimas. “Eu não tenho nada a ver com o comportamento sexual realizado entre quatro paredes. O que é natural. Eu não tenho relações sexuais com minha esposa em ambiente que não seja entre quatro paredes e não divulgo isso.

A Preta Gil, por exemplo, se entrar no blog dela, ela divulga. Então, a vida dela não é particular, se ela bota no blog, é pública. Ela diz de seus inúmeros relacionamentos com mulheres. Inclusive uma palavra que eu fico até chateado de falar aqui, mas infelizmente, ‘tá ali’, ela realiza surubas”, declarou.

Bolsonaro ainda afirmou que entre os assunto tratados por Preta Gil no blog, a cantora ensina aos homens como se masturbar pela Internet. "Eu lendo aquilo, não tem problemas. Mas não pode, pois nossos filhos! Você não tem como proibi-los de entrar na internet. Não tem como. Ele tem que entrar na internet e acaba escorregando e vendo esses péssimos exemplos de uma pessoa que é pública.”, diz.

Racismo

Em resposta às acusações que seria racista, o deputado brincou: "O que tem haver promiscuidade ao racismo? Pelo dicionário, Preta Gil, você sabe o que é isso? Dicionário - ironizou. Está escrito lá no “Aurélio” (dicionário) que promiscuidade é aquela pessoa que se entrega ao sexo com facilidade. ‘Tá ok’? ‘Tá’ explicado, é o caso dela, que ela diz na página dela,” afirmou Bolsonaro.

O parlamentar, como forma de comprovar que não é racista ainda afirmou que é casado com uma mulata.

Preconceito

Bolsonaro se diz contra a distribuição do kit gay por considerá-lo inadequado para estudantes do primeiro grau. "Um material dito didático com cartazes, cartilhas e filmetes, que para mim são filmetes pornográficos para garotos.

A garotada do primeiro grau, mostrando lá, a intenção deles é combater a homofobia, mas os garotos do primeiro grau ao assistirem filmes como Encontrando Biaca, Beijo Lésbico e Boneca na Mochila e mais dois ainda, você vai, na verdade, está estimulando o homossexualismo e escancarando as portas para a pedofilia nas escolas de 1º grau. Kit Gay nas escolas, não., esbraveja o deputado.

Entenda o caso

Em participação no programa CQC - Band - ao ser questionado por Preta Gil sobre um possível namoro entre um filho do deputado com uma negra, Bolsonaro declarou que não corria esse risco por ter educado bem seu filho.(VB)