segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Política

Senadores do PDT votam com governo, mas rechaçam ameaças a Lupi

Em reunião do PDT, os quatros senadores da que compõem a bancada pedetista na Casa Alta, decidiram que vão votar na proposta do Governo de reajuste do salário mínimo de R$ 545,00. Pois eles acham que assim o Governo poderá ajustar a máquina pública e melhorar as condições as políticas sociais no país poderão de fato contribuir com o povo brasileiro. Porém os senadores avisam que caso haja algum tipo de retaliação com o Ministro Carlos Lupi, necessariamente haverá sim rebelião da bancada pedetista, pois os mesmos entendem que pelo fato de alguns deputados do partido não terem votado na proposta de reajuste aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados, não se pode demitir o Ministro, pois em uma democracia algumas não concordam com tudo o que Governo coloca, pois não vivemos numa ditadura.


Governo promoverá programa de incentivo à fomação de técnicos

O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) está pronto, e sobre a mesa da presidente Dilma Rousseff, à espera de aprovação, que deverá sair até o fim de março. A nova política educacional terá cinco grandes eixos, centrados na expansão física da rede de escolas profissionalizantes e da oferta de vagas nos sistemas público e particular. Entre as novidades estão a criação de nova linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para expansão e modernização das escolas das entidades do Sistema S; oferta de financiamento com juro subsidiado pelo governo federal para empresas qualificarem seus empregados; a vinculação do pagamento do seguro-desemprego com matrículas em curso técnico; e a expansão das redes federal e estaduais de ensino médio profissionalizante, custeada pelo Ministério da Educação (MEC). Pronatec prevê isenção fiscal para escolas técnicas particulares que ofereçam bolsas de estudo para estudantes do ensino médio público, medida já antecipada pelo governo e similar ao Programa Universidades para Todos (Prouni).


 João Henrique se filia ao PP
Em reunião, no Palácio Thomé de Souza, o prefeito João Henrique foi para ingresso no Partido Progressista (PP). O convite foi aceito e o prefeito ingressará no PP no dia 12 de março. Estiveram presentes no encontro o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o deputado federal João Leão, os deputados estaduais Mário Júnior e Cacá Leão e o secretário regional do PP, Jabes Ribeiro. O governador da Bahia tem ciência desta filiação e está contente”, afirmou o ministro Negromonte. “É muito importante o entrosamento das três esferas governamentais para as obras necessárias para a Copa do Mundo. Além disso, é uma honra me filiar ao PP, que tem experiências exitosas de administrações municipais”, frisou JH. Na Bahia, o PP conta com 50 prefeitos e em nível nacional com 44 deputados federais e 5 senadores.


Projeto condiciona aumento para parlamentares a referendo popular
A Câmara analisa o Projeto de Lei 55/11, da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que institui referendo popular para a fixação dos subsídios do presidente da República, dos deputados e senadores. Caso seja aprovado, os atos legislativos que definirem os vencimentos do presidente da República e dos parlamentares somente entrarão em vigor se forem aprovados pela sociedade.

Erundina argumenta que os agentes políticos eleitos pelo povo não têm legitimidade para fixar, sem o consentimento do povo que os elegeu, o montante dos subsídios a que fazem jus pelo exercício da atividade pública. "Nós não podemos deliberar no nosso próprio interesse, contrariando o interesse público. Nós somos servidores públicos, representantes do povo. Quem deve decidir sobre os honorários dos representantes do povo é o próprio povo", afirma.

Genaldo de Melo

POLÍTICA EM MOVIMENTO

Parece crucificação

Essa semana lendo colunistas e outros formadores de opinião, chegamos a conclusão que existe uma espécie de paranoia na cabeça de alguns. Lula não é mais presidente, mais parece que incomoda de um modo tão absurdo, a ponto de não deixaram de lhe bater. Ora que batam em Dilma, ela que é atual presidente e não o operário que se fez Presidente da República, ganhando duas eleições seguidas para chamados intelectuais,  que não resolveram os problemas da nossa nação. Ela provou essa semana que sabe não somente se defender, mas também resolver. Essas fofocas e esses comentários, até maldosos, não estão acabando com o ex-presidente, do contrário, estão é fortalecendo a imagem de um nordestino que no auge de falta de diplomas, foi superior aos conservadores da Republica Brasileira, em muitos aspectos políticos e administrativos. Parece que Lula, o palanqueiro como muitos disseram, está fazendo é muita falta, pois o mesmo é notícia, não tem jeito.

**************

Totalitarismo do regimento Interno do Senado

Na última quinta-feira num claro ato de indignação o novo senador de Minas Gerais, Itamar Franco (PPS), disse em alto e bom som na tribuna do Senado que "os marechais de ferro do Senado", dirigentes dos maiores partidos da Casa, decidem sozinhos as regras que todos são obrigados a acatar, numa clara afronta à democracia”. Segundo ele as decisões naquela casa são tomadas por poucos líderes que se acham donos daquele poder, não deixando oportunidade para que os novatos e aqueles que são considerados do baixo clero possam representar seus estados, bem como participar de quaisquer comissões decisória da casa. Uma pena para um ex-presidente, que conhece as regras do poder, e que fazia a mesma coisa quando decidia os rumos dos interesses do povo. Parece que anda caduco ou muito inteligente para ser oposição num partido sem expressão no Brasil hoje.

**************

Novo partido em incubadora

A iniciativa de alguns políticos de renome nacional de criarem um novo partido político no Brasil, tem mexido com a cabeça de diversas personalidades do mundo político na Bahia. O fato interessa a muita gente que faz parte de legendas coordenadas principalmente por “coronéis”, que não largam o osso, e que em função da Lei de Fidelidade Partidária chegam até a chantagem. Alguns têm reclamado da pressão e do sufoco que recebem dos dirigentes que coordenam com mãos de ferro as legendas. O vice-governador que se cogita nos bastidores, poderá dirigir esse novo processo, e poderá trazer consigo tantas lideranças politicas insatisfeitas com suas legendas, que pode se colocar como nome no processo sucessório de 2014. O homem é forte e Wagner inteligente como somente ele, trouxe para perto de si. Quem morreu foi o Carlismo, e política não é coisa de fracos ou de coronéis. Abram os olhos...

**************

Dilma em Aracaju


Em Aracaju no Encontro de governadores (21/02), coordenado pelo competente Marcelo Deda (PT), os presentes querem garantir junto à DILMA que o corte de R$ 50 bilhões no orçamento não afete os investimentos em infraestrutura do Governo Federal na região. No evento que será o primeiro de DILMA no Nordeste, como presidenta, numa região que lhe deu absolutos 18,4 milhões de votos, ela deverá assumir compromissos com os nordestinos. Segundo Deda, Governador de Sergipe, “é importante a preservação de projetos de infraestrutura, como a ferrovia transnordestina, modernização de rodovias e interiorização de universidades federais”. Outra questão que será discutida no evento é a criação da Contribuição Social para a saúde (CSS), conhecida com a “nova CPMF”, que prevê a cobrança permanente de uma alíquota sobre as movimentações financeiras. DILMA deverá atender aos pleitos dos nordestinos, porque além do Nordeste ter sido coerente com o projeto iniciado por LULA, lhe encheu de votos em outubro do ano passado.

**************

Greve da construção civil em Feira de Santana

A semana passada pegou fogo em Feira de Santana. Os funcionários da construção civil deflagraram greve geral e paralisaram os principais canteiros de obras na cidade. O Sindicato da Construção Civil assumiu a vanguarda do movimento e os empresários do setor utilizaram a mídia local para bombardear e acusar de vagabundos os grevistas, que lutam por melhores salários, num setor em que muita pouca gente está ficando rica, pois o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, revolucionou a construção civil na cidade.

**************

Presidente da CTB-Bahia visita Feira de Santana

O presidente estadual da Central dos Trabalhadores/as do Brasil, seção baiana (CTB-BA), Adilson Araújo, esteve na ultima sexta-feira (18/02) em Feira de Santana. Adilson chamou as organizações sindicais e partidos políticos progressistas para ajudar a construírem um projeto para Feira. Segundo o presidente da CTB, não se pode compreender o segundo maior colégio eleitoral da Bahia, sem projeto, e em função de interesses familiares. “A CTB e seu conjunto tem capacidade de apresentar nomes capazes de ajudar não somente a luta sindical, as lutas dos trabalhadores/as, mas também construir processos capazes de ajudar crescer Feira, e melhorar a qualidade de vida do povo”, falou Adilson.  

**************

FETAG-BA consolidando-se na região de Feira de Santana


Na ultima semana os responsáveis pela condução da FETAG-BA, nos 34 municípios que compõem a Delegacia Sindical de Feira de Santana, Recôncavo e Litoral Norte, Renilda Santos, Rozete Evangelista e Edifrâncio Oliveira, estiveram em vários municípios fazendo o trabalho de acompanhamento das instituições sindicais. Muritiba, São Félix, Maragogipe e Governador Mangabeira foram os principais focos do trabalho da semana. “A região está organizada para lutar pelos interesses dos trabalhadores/as rurais e quem quiser entender o contrário vai se complicar, pois os trabalhadores/as rurais são mais organizados que qualquer outra categoria”, falou Rozete para o Blog http://genaldo33blogspot.com.

**************

João Henrique: inteligente ou menino maluquinho

Nunca vimos um político em tanta exposição na mídia baiana, como João Henrique, prefeito de Salvador. Incomoda uns e trás para perto de si interesses de outros. Todo mundo que se aproximou do homem acabou perdendo espaço na política por si mesmo.  Os métodos do filho de João Durval, somente podem ser compreendidos pelos estudiosos da ciência política. Mas ele está exposto todos os dias na grande mídia baiana. Não sei se ele tem que ser chamado menino maluquinho, por quem por falta de inteligência foi derrotado nas urnas. Principalmente porque o sujeito é complicado para uns, mas inteligente para outros, e não é mais candidato a nada em 2012, mas pode fazer “calo de sangue”, no cenário. Uma coisa é certa, Salvador precisa de atenção, pois temos 2014 e a esperança de sermos campeão do futebol mundial de novo.

**************

Novos do Poder com salários acima da média

A indicação de políticos derrotados nas urnas e aposentados de seus mandatos para cargos de destaque em empresas estatais vai criar uma nova classe de supersalários no funcionalismo público de Brasília. Futuros ocupantes de cargos de destaque em bancos públicos desfrutarão de benefícios astronômicos.
Dois casos chamam atenção dentro da Caixa Econômica Federal (CEF): o do ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o do ex-governador da Paraíba José Maranhão (PMDB). Estão em jogo duas vice-presidências. A de Crédito à Pessoa Jurídica deverá ficar nas mãos do político baiano, enquanto a de Loterias tem o paraibano como nome mais cotado.
Se a presidente Dilma Rousseff confirmar a indicação de ambos, cada um receberá um salário de R$ 28,75 mil na CEF mais participação nos lucros e resultados do banco. Esse vencimento se somará à aposentadoria que ambos recebem por tempo de contribuição como parlamentar e como governador.

**************

PCdoB não aceita cargo oferecido por Kassab

O PCdoB nacional em reunião no Comitê Central não aceitou a proposta de Kassab, prefeito de São Paulo, para assumir cargo em estrutura que será criada para construir os processos da próxima Copa do Mundo no Brasil. Segundo o Renato Rabelo, presidente do Partido, para assumir isso é necessário primeiro que Kassab defina qual será seu futuro partido, pois no DEM fica difícil. O DEM para os comunistas é o pior que existe na política brasileira.

Genaldo de Melo