sexta-feira, 22 de julho de 2011

A FETAG-BA PREPARA QUADROS PARA O TRABALHO DE BASE

Numa parceria entre a CONTAG e a FETAG-BA, foi realizado em Feira de Santana, apoiado pelo SENAR, nos dias 20, 21 e 22 de julho o Curso Estadual de Formação de Negociadores/as em Negociação Coletiva. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Assalariados Rurais da FETAG-BA, e todo o processo pedagógico foi feito pelo DIEESE. Presentes ao evento estavam 84 dirigentes e lideranças rurais de 44 municípios do Estado da Bahia.
O evento teve como finalidade preparar quadros do Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais para negociar melhores condições trabalhistas dos trabalhadores/as assalariados rurais nos municípios aonde existe empresas rurais, com grande número de trabalhadores/as empregados. Além disso, como foco pedagógico principal, preparar os quadros para planejar as campanhas salariais e todos os processos em defesa do homem e da mulher do campo em regime de CLT.
Para Rita Miranda, Vice-presidente da FETAG-BA e vice-presidente da CTB-Bahia “o curso é a grande novidade da busca por melhores condições de vida para os trabalhadores/as rurais assalariados, pois vivemos num tempo diferente, em que os patrões obedecendo às leis vigentes, são mais educados, e os representantes da categoria precisam está preparados para negociar e conseguir resultados positivos”.
Ambos os representantes da CONTAG e da FETAG-BA foram unânimes em compreender a necessidade do MSTTR ter quadros preparados  para sentar na mesa de negociação e apresentar pautas qualificadas aos patrões das empresas rurais  e do agronegócio.
Presentes ao evento estavam José Antonio da Silva, Secretário de administração e Finanças da FETAG-BA, Inácio Ribeiro, Secretário de Assalariados da mesma, Antonio Lucas, Secretário de Assalariados da CONTAG, Ana Rita Miranda, Vice-presidente da FETAG-BA e Vice-presidente da CTB-Bahia, Jackson Crispim, do Sindicato dos Borracheiros de Feira de Santana e Região, Ana Georgina e Júnior Cezar do DIEESE, além de Milton Sales e Irene Nery, da Coordenação Regional da CTB-Bahia

Genaldo de Melo