A articulação entre os partidos para a formação das comissões permanentes e temporárias tem movimentado os bastidores da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Salvador. Nas duas Casas, o clima tem sido de bastante negociação pelo comando daquelas de maior expressividade. Enquanto no parlamento estadual, as principais peças já foram arrumadas e os indicados devem ter seus nomes oficializados na terça-feira, no Legislativo do município, os ânimos estão acirrados e o ambiente ainda é de tensão.
Na Praça Municipal, as bancadas de governo e oposição disputam o domínio das comissões de Saúde e Planejamento. Por lá, a briga tem sido grande também pela Comissão de Transportes, que segue sendo uma das mais cobiçadas pelos parlamentares soteropolitanos. Os vereadores terão uma nova reunião para discutir o assunto na próxima segunda-feira.
Na Assembleia, até o momento, o discurso oficial tem sido de entendimento. Conforme já foi anunciado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Casa, ficou sob o comando do PT, sendo indicado o ex-líder petista Paulo Rangel. Além dessa, já foram definidos os nomes de Luiz Augusto (PP) para Comissão de Finanças, segunda mais expressiva; Ângela Souza para Infraestrutu-ra, Desenvolvimento e Turismo; Adolfo Menezes (PRP) para Segurança Pública; Temotéo Brito (PMDB) para Agricultura; Adolfo Viana (PSDB) para Meio Ambiente; Kelly Magalhães para Educação; Ivana Bastos (PMDB) para uma das temporárias que serão criadas. A oposição deve ficar com três comissões.
Segundo o líder do governo, Zé Neto (PT), o processo tem sido realizado com muita tranquilidade e “a oposição não tem criado problemas”. “Os nomes têm sido encaminhados e estamos acomodando alguns interesses. A matemática foi baseada no regimento e aquelas em que houve dificuldade acomodamos a partir do histórico da Casa. Até segunda, no máximo, teremos tudo fechado”, afirmou.
A deputada Ângela Souza disse que vai utilizar a Comissão de Infraestrutura para defender a construção da Ferrovia Oeste-Leste e o Complexo Porto Sul. “Essa obra para nossa região é a redenção”, exaltou a deputada, que tem como base eleitoral o Extremo-Sul do Estado. O peemedebista Temotéo Brito associou a indicação de seu nome a sua ligação com a atividade de Agricultura. No comando de Segurança, Adolfo Menezes disse que o papel da comissão será de intermediação. “Tenho visto o empenho do governo para melhorar essa área que é muita complexa”, citou Menezes, que enfatizou o fato de pertencer à base do governo. (Lilian Machado - TB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário