O evento foi coordenado por Ailton Lisboa (Tico), Secretário de Política Agrária da FETAG-BA, e Welinton dos Santos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Itabela e Delegado Sindical da Federação na região. O trabalho de assessoria na construção das metas de trabalho para este ano, foi realizado por Genaldo de Melo, assessor da entidade e da CTB-Bahia.
Estiveram presentes dirigentes e lideranças dos municípios de Eunapólis, Jucuruçú, Mascote, Alcobaça, Porto Seguro, Itagimirim, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Prado e Guaratinga. Além disso, presentes estavam Inocêncio Pinheiro, Secretário de Desenvolvimento Agrário de Guaratinga, Edvaldo Alves, presidente do Sindicato de Santa Cruz de Cabrália, Marcos Vinicius, presidente do PCdoB de Cabrália, José Carlos, Diretor de Agricultura da Secretaria da Agricultura e Pesca de Cabrália, bem como a presença do Secretário Municipal de Agricultura e Pesca de Cabrália, Lenes Almeida.
No Seminário também foi fundada a Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, bem como escolhida sua primeira Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A Cooperativa será presidida pelo Técnico da FETAG-BA, José Nilton, com ajuda de Welinton Santos, vice-presidente. Segundo Tico, como é conhecido o atuante diretor da FETAG-BA "a cooperativa é uma das mais importantes iniciativas do movimento sindical e social da região do Extremo Sul, e coordenará um processo novo de buscar aumentar a renda dos agricultores/as familiares e assentados da reforma Agrária no nos municípios".
Os dirigentes presentes assumiram também o compromisso de consolidar uma agenda política, capaz de impulsionar o Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais no Extermo Sul da Bahia, em defesa da Reforma Agrária, da agricultura de porte familiar, dos assalariados rurais, bem como do fortalecimento das estruturas sindicais no municípios.
Genaldo de Melo
Leia também no http://genaldo33.blogspot.com
Acredito que a criação da cooperativa será de grande benfeitoria para a agricultura familiar do extremo sul e poderá ser um elemento crucial para unir, juntar, agregar, fortalecer o movimento sindical da nossa região.
ResponderExcluir