Schopenhauer no seu modo de insultar dizia que “quem quiser me superar poderá fazê-lo na largura, mas não na profundidade”, num tempo em que ao seu modo de pensar criara adversários que nos dias de hoje poderia perder seu posto. Isso é profundo quando se trata de analisar 08 anos e mais de 100 dias de um mesmo projeto em andamento de Brasil. Parece que a oposição perdeu o rumo das coisas e somente tem mecanismos para superar o que está colocado na ordem do dia da política na largura e dificilmente poderá cabalar a profundidade.
Na última semana ficou comprovado o adágio popular de que somente se estabelece quem tem competência na política no Brasil. O Governo do Lula criou condições e premissas tão profundas, que a oposição a Dilma não consegue reunir as armas necessárias ao bom combate. Aécio Neves no auge da sua competência comprovada conseguiu aproximar todos os holofotes para sua pessoa, num discurso que poderia representar os interesses políticos da oposição, mas não conseguiu ainda arregimentar soldados e oficiais para o campo dessa batalha que deve permear os meandros da política no próximo período.
Enquanto a tropa de choque de Dilma alinhada na retaguarda, nos francos e na vanguarda, avança montanha acima e montanha abaixo, destroçando fortalezas construídas ao longo dos anos pelas velhas raposas que deram certo no passado muito recente, os soldados da oposição parecem que estão gordos e lentos e não conseguem passar além da ciumeira e das intrigas internas dos partidos. Enquanto as brigas por direções partidárias e as defecções e perdas que estão a acontecer para o novo partido de Kassab, atingem em cheio o projeto que poderia ser coordenado por Aécio, a frase de Schopenhauer parece que carregada de veneno faz mais sentido.
O que é de fato uma oposição política? Em algumas situações históricas ela serve de colírio para os olhos da própria democracia. E em outras apenas para atrapalhar o que pode está dando certo num determinado período da história. Sem oposição um Governo poderá não enxergar seus erros, bem como o povo não ver os fatos como realmente eles são. Mas oposição feita por apenas um indivíduo pode ser chamada de oposição?
Genaldo de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário