segunda-feira, 24 de outubro de 2011

fatos em foco

Com mais de dois anos de resistência, a ocupação e comunidade Dandara, em Belo Horizonte (MG), está novamente ameaçada de despejo por decisão judicial



Hamilton Octavio de Souza - Brasil de Fato

Revisão política
Convocado basicamente por políticos do PT e dirigentes da CUT, está marcado para o dia 5 de novembro, às 15 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, o “Ato continental pela retirada imediata das tropas da ONU do Haiti”. Devem participar também dirigentes sindicais dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e México. Vale lembrar que foi o governo do PT que enviou tropas brasileiras para o Haiti.

Destino presidencial
Em longa entrevista para o Jornal da Unicamp, o professor Ricardo Antunes faz o seguinte comentário sobre Lula: “Não é de assustar que seu cachê em palestras para transnacionais (aquelas mesmas que praticam a superexploração do trabalho) seja hoje três vezes mais caro que daquelas ofertadas por Fernando Henrique Cardoso, para triste surpresa deste e regozijo do outro.” Triste trajetória comum!

Encontro marcante
Acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Eventos Caipirão, em Embu das Artes, na Grande São Paulo, o 8º Encontro Nacional de Fé e Política, que deve reunir perto de cinco mil participantes. O encontro debaterá 17 temas, entre os quais agroecologia versus agronegócio, produção e consumo sustentável, modelos alternativos de desenvolvimento e conflito capital versus trabalho. A luta continua!

Declínio econômico
A desaceleração da economia brasileira reflete diretamente na abertura de postos de trabalho: de acordo com dados divulgados pelo IPEA, o total de empregos formais gerados de janeiro a agosto deste ano foi 18,3% menor do que o total do mesmo período de 2010. Em 2011 foram registrados 190,4 mil novos empregos contra 299,4 mil do ano passado. Para a Fundação Seade, a taxa média de desemprego na Grande São Paulo é de 11%.

Pura propaganda
Entidades e movimentos sociais de defesa do rio São Francisco contestaram publicamente, no dia 8 de outubro, os dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente sobre as ações de revitalização da bacia do rio São Francisco. Para eles, o material tem conteúdo publicitário, não expressa a realidade sobre a degradação do rio e a contínua diminuição do volume de água – devido aos grandes projetos de irrigação do agronegócio.

Monopolização
A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos acaba de publicar um excelente relatório sobre a fusão Cosan-Shell, o monocultivo da cana-de-açúcar e o processo de monopolização do etanol no Brasil. A Raízen, nascida dessa fusão, está entre as cinco maiores empresas do Brasil. O relatório (http://www.social.org.br/revistacosanshel.pdf) aponta os danos que o modelo concentrador causa ao meio ambiente e aos trabalhadores.

Reacionarismo
Assim como a Rede Globo manipula o noticiário nos períodos eleitorais e a Rede Record apoia a truculência militar dos morros cariocas, a Rede Bandeirantes gosta de criminalizar os movimentos sociais do campo, como fez nas últimas semanas no Rio Grande do Sul. O exemplo dado pelos principais canais de TV no país é sempre de preconceito e discriminação – nunca de respeito à democracia e aos direitos da cidadania. A revisão das concessões é urgente!

Resistência Dandara
Com mais de dois anos de resistência, a ocupação e comunidade Dandara, em Belo Horizonte (MG), está novamente ameaçada de despejo por decisão judicial. Moram na ocupação, em terreno que estava abandonado e sem função social, mais de mil famílias – a maioria de trabalhadores de baixa renda e que não têm condições de pagar aluguel. Lutam para que a prefeitura desaproprie a área para fins demoradia. Nada mais justo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário