Por Genaldo de Melo
Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Florestais e Silvícolas de Eunápolis demonstra sua capacidade de ser inovador no seio do Movimento Sindical dos Trabalhadores/as Rurais na Bahia. Como sempre fez seu planejamento estratégico para desenvolver o trabalho sindical pautado na seriedade e na competência comprovada, dessa vez resolveu fazer tal fato antes da constituição da Previsão Orçamentária. Assim, procura cumprir seu papel de instituição séria, e que cumpre seus Estatutos Sociais, bem como servir de exemplo para as demais entidades da Sociedade Civil Organizada.
Nos últimos dias 10 e 11 de novembro toda Diretoria Plena participou do Seminário de Planejamento Estratégico da organização. Juntos construíram a Missão e Visão de Futuro do Sindicato, definiram os objetivos e as ações estratégicas, bem como as atividades do cotidiano sindical. A Missão da Entidade foi definida como “apoiar o desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico dos trabalhadores/as rurais, florestais e silvícolas de Eunápolis”, e do mesmo modo foi definido como Visão da Entidade “Consolidar o Sindicato como a mais importante entidade do campo no Extremo Sul e ser reconhecida politicamente em todo Estado da Bahia”.
Os presentes definiram três grandes objetivos estratégicos da Entidade. O primeiro “contribuir com processos de inclusão social e Cidadania Ativa”; o segundo “apoiar processos de fortalecimento da Agricultura Familiar, à luta do assalariamento no campo, pela Reforma Agrária, e pelo meio ambiente”; e terceiro “organizar a estrutura administrativa, política e financeira da Entidade”. Do mesmo modo, foram definidas dentro dos objetivos nove ações estratégicas, bem como foi projetado para serem realizadas em 2012 diversas atividades sistemáticas e pontuais.
O evento teve assessoria da assessoria da FETAG-BA e da CTB-Bahia, através de Genaldo de Melo. Segundo Ailton Lisboa, presidente do Sindicato “o planejamento da entidade é uma das principais ações propriamente dita, porque define as diretrizes políticas e administrativas, enfrentando o dinamismo e espontaneismo sindical, já que representamos uma grande parcela da sociedade eunapolitana e temos responsabilidade para produzir os resultados que os sócios e a categoria esperam do sindicato”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário