quinta-feira, 17 de março de 2011

Bahia: Wagner vai à China com Dilma

Comemorando 60 anos de vida, o governador Jaques Wagner (PT) concedeu entrevista ontem à Rádio Metrópole na qual anunciou uma viagem à China, provavelmente no próximo dia 19 de abril, com a presidente da República Dilma Rousseff (PT), para estreitar a relação com o país asiático, a fim de que a Bahia consiga exportar produtos de diversos setores.
 Na entrevista, em tom descontraído, o chefe do Executivo baiano disse que em viagem à Coreia, recentemente, conheceu um pouco da cultura local e descobriu que lá o aniversário de 60 anos tem significado especial. “Na tradição deles, 60 anos é o renascer. Dizem eles que os astros a cada 60 anos têm exatamente o mesmo alinhamento. Ou seja, ao comemorar os 60 anos, o alinhamento dos astros é como o do dia do nascimento”, explicou Wagner.
O governador disse que conversou com um japonês também ontem, durante a ampliação de uma fábrica de pneus em Camaçari, e que o oriental afirmou que o Japão segue a mesma tradição. “Quando comentei, ele disse que é verdade, que no Japão tem a mesma tradição: o aniversário de 60 anos é o renascimento. Então, estou renascendo hoje. Será que para mais 60? Eu não sei, mas mais uns 30 está bom”, disse o petista à rádio.
Também ontem, o presidente da estatal AT Korea Agro-Fisheries Trade Corporation, Young Je Há, deixou claro que a Coreia do Sul tem interesse em importar produtos do gênero alimentício da Bahia, estado que hoje ocupa a sétima colocação dos importadores de grãos mundiais. O sul coreano vê a necessidade de importar alimentos e encontrar, no estado, produtos agropecuários com qualidade e regularidade.
“Diferente do Brasil, nós não temos autossuficiência na produção de alimentos. Por isso, somos obrigados a importar. Precisamos de grãos para alimentação humana e animal”, disse Young Je Há. Ele e o presidente da Samsung C&T do Brasil, Choong Ki Jung, acompanhados do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, visitaram ontem fazendas de soja e de milho no município de Luis Eduardo Magalhães. O secretário disse que a prioridade do governo é a agro- industrialização e  a Bahia está de portas abertas para os países e empresários que desejam investir e também estabelecer relação bilateral.(Romulo Faro - TB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário