quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mantega admite reajuste da gasolina

Novamente interpelado por parlamentares sobre os altos preços dos combustíveis no país, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a Petrobras terá que elevar o preço da gasolina em algum momento. “Aí sim precisaremos interferir na Cide de combustíveis, mas isso é um problema para o futuro”, afirmou.

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Guido Mantega argumentou que a estatal de petróleo tem segurado o preço do combustível nas refinarias, mas a influência da alta do etanol tem elevado o preço da gasolina dos postos.
O ministro voltou a dizer que os preços do álcool devem cair a partir de maio, com a intensificação da colheita da cana-de-açúcar.

Guido Mantega afirmou que o preço do etanol deve cair a partir de maio, uma vez que a colheita da cana-de-açúcar já começou. “A boa notícia é que a safra já está sendo colhida, apesar das chuvas, e devemos ter redução de preços a partir de maio”, afirmou.
Segundo ele, o etanol sazonalmente apresenta preços mais elevados em abril, no período da entressafra, mas em 2011 também foi afetado pelo preço mais favorável do açúcar no mercado internacional. “É verdade que o consumo de etanol aumentou nos últimos anos, mas também aumentou o preço do açúcar. É uma regra de mercado, o preço do açúcar é mais conveniente e houve certo desvio na produção”, admitiu Mantega.
O ministro destacou que o governo está trabalhando para regulamentação desse mercado, inclusive estabelecendo o etanol como combustível, via Medida Provisória. “A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai cuidar disso, com exigências maiores para a produção de etanol. Queremos estimular os produtores, pois o consumo tem subido bastante”, completou. (TB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário