segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alice Portugal: abordar mobilidade urbana melhora Salvador

Depois de muita expectativa, o governo da Bahia anunciou nesta terça-feira (21/6), que o sistema de transporte público pensado para resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador será metropolitano e multimodal. Haverá veículos sobre trilhos, no corredor central estruturante, passando pela avenida Paralela até a Rótula do Abacaxi, e ônibus, modelo convencional ou Bus Rapid Transit (BRT), nas vias alimentadoras. O projeto prevê ainda integração com o atual metrô e a construção de ciclovias.

A adoção de um sistema multimodal foi destacada pela deputada federal Alice Portugal,(PCdoB) que fez um pronunciamento sobre o tema na Câmara dos Deputados. “Salvador de fato será uma cidade melhor com a adoção de medidas relacionadas à mobilidade urbana, não somente em função da Copa. A Copa só acelera estas decisões, que são decisão necessárias de ser encaminhadas para uma cidade do porte de Salvador. Planejar não é uma opção. Planejar é uma necessidade. Considero muito importante a decisão do governo de criar um intermodal, com transporte sobre trilhos na Paralela, cuja empresa operadora será a mesma do metrô atual e da ligação sobre trilhos de Lauro de Freitas até a Rótula do Abacaxi e também 215 quilômetros de ciclovias, o que é um diferencial no projeto”, declarou.

“Outra coisa que me chamou a atenção e me fez parabenizar o governador na tarde de hoje, é que está aberta a temporada de debates, junto aos municípios. Audiências públicas vão acontecer, para que os municípios possam se pronunciar, o que antever um planejamento metropolitano, inicialmente com Salvador e Lauro de Freitas, mas logo a seguir, pelo que disse o secretário de Planejamento, pode envolver também Simões Filho, Candeias e outras cidades da região metropolitana. Então, eu julgo que foi um momento muito importante para a cidade e acredito que isto abre caminhos para a definitiva modernização, que eu espero que se dê em bases sustentáveis e com características de inclusão social. Que seja acessível a toda a população da cidade”, concluiu Alice.
O projeto
O sistema de transporte público metropolitano vai ligar o município de Lauro de Freitas, onde está localizado o aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães e a capital baiana. A próxima etapa do projeto é a elaboração do Termo de Referência que dará base ao edital de licitação. Durante o início da fase licitatória serão realizadas audiências públicas a fim de apresentar à população de Salvador e Lauro de Freitas o novo sistema de transporte público. A previsão é que o processo licitatório seja concluído em dezembro e a obra no início de 2014.

Para a escolha do modal, foi avaliada a consistência de viabilidade técnica, ambiental e financeira. Sete projetos concorreram por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana, realizado pelo Governo do Estado. O secretário do Planejamento, Zézeu Ribeiro, explicou que o modal vai se interligar ao metrô de Salvador. De acordo com ele, o corredor estruturante, com 22 quilômetros, será interligado à linha 1 do metrô em construção. Para isso, a linha 01 do metrô deverá ser complementada até Pirajá, ampliando sua extensão de seis para 13 quilômetros. “No total, a capital contará com 35 quilômetros de transporte sobre trilho, dando mais dinamismo ao tráfego”, complementou.

O projeto está orçado em cerca de R$ 3 bilhões e deverá contar com investimentos de R$ 570,3 milhões, já disponíveis pelo Ministério das Cidades através do PAC Copa, e mais R$ 2,4 bilhões, do PAC da Mobilidade Urbana.
Legado da Copa
Para o governador Jaques Wagner, além de melhorar o trânsito durante a Copa 2014, o novo sistema de transporte é um legado, solucionando o tráfego de Salvador e Lauro de Freitas. Wagner afirma também que este é um momento para viabilizar a conclusão da linha 1 do metrô, que chegará até Pirajá.

De acordo com o governador, haverá apenas uma licitação para o sistema intermodal. Ou seja, não haverá licitação separada para a construção do corredor estruturante (transporte sobre trilho), e outra paras as vias transversais (BRT ou ônibus comum). “Este novo modal de transporte que vai vir do aeroporto, passando pelo Iguatemi até a Rótula do Abacaxi terá uma licitação única. Portanto, não vou pegar o novo modal de transporte, entregar para um e depois dar uma outra parte a outra empresa. Uma única empresa será responsável por toda obra”, enfatizou. Com os modais interligados, um dos benefícios para a população é o bilhete integrado, que deverá ter o valor de uma única passagem.
Solução adequada
“Essa solução nos pareceu adequada ao problema de mobilidade, porque é metropolitana. Porque Salvador hoje como uma cidade conurbada com Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari e outros municípios, não pode adotar uma solução exclusiva para a capital. Precisa que a questão da mobilidade tenha este caráter metropolitano. Segundo, a tecnologia veicular precisa ser uma solução que apresente uma condição de sustentabilidade maior. Significa dizer que a ideia de adoção de trilhos nos traz de fato a expectativa de uma solução mais duradora para o transporte de massa em Salvador, porque é uma solução com maior durabilidade, com maior sustentabilidade e menor impacto ambiental”, avaliou o secretário Estadual para Assuntos da Copa, Ney Campello.

Para Campello, a adoção do BRT em algumas áreas também se faz necessária. “A morfologia de Salvador e suas características topográficas demandam uma capilaridade, porque os corredores estruturantes estão distantes de onde mora a população. De modo que se você usar o ônibus e o próprio BRT, você facilita a deslocação das pessoas das áreas em que residem para os chamados corredores centrais. Isto para a cidade é importante e ao mesmo tempo importante para a Copa. Agora precisamos aguardar o detalhamento para confirmar a decisão e para saber quais são os modais de fato e quando nós teremos a conclusão”, acrescentou o secretário.

De Salvador,
Eliane Costa com agências

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