quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lula reúne base e testa força na Bahia

Por Romulo Faro -Tribuna da Bahia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na Bahia, entre outras atividades, para testar sua força política e marcar território. Ele conseguiu reunir na noite de ontem, no Hotel Fiesta, em Salvador, grande parte da base do governo, entre senadores, deputados federais, secretários de estado, prefeitos e vereadores.

Oficialmente, o objetivo da reunião e da agenda do líder petista no estado era o de reforçar a unidade do governo Dilma e os entendimentos para as eleições 2012, mas vale lembrar que ele disse nesta semana que vai voltar a incomodar nos palanques.

Na reunião com a base, a portas fechadas (a imprensa não teve acesso), o ex-presidente afirmou que o Brasil hoje tem papel fundamental para que os demais países da América Latina deixem a pobreza e que deve também estreitar os laços com as nações africanas. Sobre a Bahia, o líder petista agradeceu ao governador Jaques Wagner (PT) e a toda a base pela unidade e pela sabedoria, principalmente para discernir em momentos difíceis.

De acordo com o presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, Lula “fez questão de deixar claro” que não pretende voltar à Presidência da República e reafirmou a necessidade de o governo continuar unido em prol da reeleição de Dilma. “Lula afirmou que a tese é por Dilma.

Ele falou que assim como ele (Lula) não teve o direito de errar como trabalhador, Dilma não pode errar como mulher”, disse Jonas. Sobre as eleições municipais de Salvador no ano que vem, segundo o dirigente baiano, o ex-presidente em momento algum falou especificamente tampouco que o PT imponha seu candidato.

“O entendimento do PT é o mesmo em todo o Brasil. Nas cidades que têm segundo turno é natural os partidos lançarem seus nomes, é legítimo. O importante é chegar unido no segundo turno. No momento maduro, o posicionamento do PT sobre candidato será conhecido”, pontuou.

O ex-presidente Lula avaliou como positivo o saldo dos primeiros meses do segundo mandato do governador Jaques Wagner. “Lula ressaltou que a unidade de todos nós é que dá força para nossa vitória.

A orientação é a de que a base permaneça sempre unida e focada no mesmo objetivo”, finalizou o dirigente petista baiano. Wagner, por sua vez, reiterou as palavras de Lula e aclamou a base pela unidade em torno do governo Dilma Rousseff.

Convidado de honra, o ex-governador Waldir Pires parabenizou o líder petista. “Construiremos, sob exemplo de Lula, uma nova democracia no mundo. Gradativa, concreta, sem voluntarismo. Com forte inclusão social”, aclamou Waldir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário