O ex-vereador Messias Gonzaga é feirense, casado e tem quatro filhos. Aos 58 anos de idade, diz que sente-se “na flor da idade”, capaz de contribuir muito com Feira de Santana, com a Bahia e com o Brasil. Vereador de Feira de Santana por cinco vezes consecutivas.
· As pessoas que acompanham ou participam do mundo político nos últimos 30 anos em Feira de Santana, conhecem Messias Gonzaga do PCdoB, e o consideram um ícone da moral e da ética na política feirense. Os mais jovens, porém, tem curiosidade sobre seu trabalho. Como foi que o Senhor começou a participar da política local e como foram pautados os seus mandatos na Câmara de Vereadores?
Quando conclui o curso de Farmacêutico Bioquímico pela UFBA em1980, retornei para FSA com a responsabilidade de reconstruir o PCdoB, e passei a militar no movimento popular e político da cidade, tendo sido fundador da Associação de Moradores da Cidade Nova. O partido me convocou para assumir a candidatura de vereador no pleito de 82. Resisti, mas assumi a tarefa e deu certo, fui eleito. Com a experiência de participação nas lutas contra a ditadura militar e ouvindo o povo, transformei as necessidades em matérias legislativas, logo me credenciando como um interlocutor entre a Câmara e os vários movimentos que ocorriam. Cheguei a ser chamado de o vereador “papa greve”, pela presença permanente nas lutas. Logo aprendi a conhecer a burocracia do Poder, seus limites e o que poderia utilizar para servir aos interesses da população feirense.
· Quais foram seus principais projetos apresentados e aprovados na Câmara de vereadores?
Fui considerado o campeão na apresentação de matérias legislativas por todos os 22 anos de mandato. Sugiro que os leitores interessados busquem nos arquivos da Câmara a minha trajetória legislativa. Muitas Leis que asseguraram direitos e conquistas da população e que estão em pleno vigor, são de minha autoria.
· Como o Senhor avalia a Câmara de Vereadores hoje da forma como ela está composta? Acha que ela está cumprindo o seu papel legislativo? Acha que tem algum Vereador que representa de fato os interesses do povo? O Senhor não acha que tem muita interferência do Executivo na gestão da pauta da Casa da Cidadania?
Tenho ouvido muitas críticas sobre a atual legislatura e, sendo assim, deve ter muitos problemas. Acho que temos bons legisladores tanto na oposição, como na situação, porém, são minoria.
· Feira de Santana nos últimos anos sedia a consolidação de um bloco político conservador, e por mais que as forças de esquerda tentem mudar isso, não têm conseguido. O Senhor acha que falta competência do ponto de vista eleitoral nas forças do campo de esquerda no município? Ou o Senhor acha que os eleitores/as feirenses são conservadores, do ponto de vista político?
A tradição de FSA é ser uma cidade onde a esquerda sempre foi forte e referência para o estado e o país. Foi a trincheira da luta contra a ditadura, teve vários mártires e heróis, lembro a figura de Chico Pinto. É bom saber que onde a direita teve mais força e presença e usou de forma truculenta e fascista, foi exatamente na Bahia. Resistimos enquanto podemos.
· Em sua opinião o que deve ser feito para que a mentalidade do eleitorado feirense possa compreender a necessidade de um novo projeto político que corresponda e responda as demandas reais do povo, alinhado a essa verdadeira revolução de opinião que vem acontecendo no Brasil e na Bahia nos últimos anos?
Feira de Santana participou da vitória do presidente Lula nos seus dois mandatos e agora na eleição da presidenta Dilma e vai alinhar-se em 2012 com estas forças políticas, que na Bahia são comandadas pelo Governador Wagner. O Brasil vive um momento impar de desenvolvimento e FSA vai entrar nesse caminho.
· O Prefeito atual, Tarcísio Pimenta (DEM), tem correspondido com os anseios do povo feirense?
Em minha opinião, não. Na campanha de 2008 dissemos isso para os eleitores que o Tarcízio não era preparado para a tarefa, mas o então prefeito José Ronaldo gozando de muito prestígio enganou o povo apresentando o candidato como sua continuação, aliás, continuação de uma administração medíocre e de muita propaganda enganosa. O nosso povo só compreendeu isso após a vitória do grupo político ligado ao que há de mais nocivo e atrasado na política do país.
· Existe de fato uma grande confusão na cabeça de muita gente em relação a Tarcísio e a Zé Ronaldo, pois ambos são do mesmo partido, e para boa parte do eleitorado os dois vêm desenhando a possibilidade de candidatar-se a prefeito. O Senhor pode tecer alguns comentários a respeito desse assunto...
Acho que os dois serão candidatos, um deles deixará o DEM e ambos serão derrotados. Como já disse a tendência natural do povo é votar nos candidatos ligados a quem tem a responsabilidade de ter posto o Brasil num patamar de desenvolvimento que nos orgulha, Lula, Dilma, Wagner...
· Na atual conjuntura, onde estão no controle do poder político no Brasil e na Bahia, forças de esquerda, o Senhor não acha que dessa vez o campo de esquerda pode vencer as eleições de 2012 no nosso município?
Já tratei dessa questão numa pergunta anterior, concordo com a sua formulação de que vai vencer a eleição candidato ligado as forças progressistas.
· Como deverá se comportar os vários partidos de oposição para vencer as forças conservadoras em torno de Zé Ronaldo, Tarcísio e Fernando Torres?
Com unidade e luta e propostas de inclusão de Feira de Santana no caminho que percorre o Brasil e a Bahia.
· O seu Partido, o PCdoB, definiu no âmbito de sua ação, que vai lançar candidatos a prefeito em todos os municípios de médio e grande porte eleitoral. Como o PCdoB vai se comportar em Feira de Santana em 2012?
Vai seguir este preceito, ter candidatura própria, vai oferecer um bom nome e boas propostas para governar FSA com o povo, Dilma e Wagner.
· O Deputado Estadual Zé Neto (PT) está colocando seu nome para representar o PT nas eleições municipais. O Senhor acha que o mesmo conseguirá reunir condições para derrotar o leque de forças conservadoras que detém hoje o Poder municipal?
Acho que o Deputado Zé Neto tem se credenciado para ser um bom candidato, além dele outros nomes nesse campo também se colocam, inclusive o meu, e espero ser o vencedor.
· Além de Zé Neto (PT), outros postulantes tem também colocado seus nomes no páreo. Como é o caso de Colbert Martins (PMDB), de Sérgio Carneiro (PT), João Durval (PDT). O Senhor não considera que isso enfraquecerá o campo das forças progressistas na eleição de 2012?
O Senhor acha que haverá vencedor em 2012 logo no primeiro turnos das eleições? Terá surpresas com um eleitorado tão alinhado a essas forças conservadoras? Com certeza teremos uma eleição muito disputada e que só se definirá no segundo turno.
· Baseado em sua experiência, o que deve ser feito pelos postulantes e seus partidos, que fazem oposição a Tarcísio Pimenta (DEM), para ganhar as eleições locais?
Não existe formulas prontas na política nem em campanhas. Vamos debater com profundidade os problemas da cidade e apresentar soluções, além, de fazermos a cobrança das promessas que o candidato ou candidatos deste bloco político já ultrapassado, fez e não cumpriu. Também deveremos dizer que o (DEM),( PSDB) e outros satélites destes estão em queda livre e em processo de enfraquecimento.
· Senhor está fazendo o que hoje? A parcela mais jovem da população tem curiosidade de saber suas pretensões políticas para 2012, pois segundo as vozes populares falta alguma coisa na política de Feira de Santana, ou seja, reserva moral, transparência, participação e ética, tudo o que Senhor sempre defendeu como representante dos interesses do povo na Casa da Cidadania...
Ao agradecer as considerações positivas que o senhor faz a meu respeito e que muito me honra, informo que estou na condição de chefe de gabinete da Deputada Estadual do PCdoB, Kelly Magalhães e retornando politicamente para a minha querida Feira de Santana.
Por Genaldo de Melo
Companheiro Messias todos esperamos contar com seu apoio para divulgar o estado de calamidade que se encontra a rua de acesso ao parque da cidade. Convidamos a visitar o http://alertadebairro.blogspot.com/,para visualizar melhor nossa situação e contactar para um possivel apoio a nossa luta.
ResponderExcluir