Petistas baianos com representação estadual e federal minimizaram o impacto das palavras da comunista, porém discordaram de forma enfática de seu posicionamento. Em entrevista, a deputada não só reafirmou a postulação da legenda, como também mandou recado ao dizer que “o PT precisa entender que os aliados existem”.
Nos bastidores, há quem registre sinais de desentendimento dentro da base. O presidente do PT, Jonas Paulo, rebateu o questionamento da deputada ao dizer que: “Se o PT não entendesse seus aliados não estaria tendo reunião com os partidos, como a que teve hoje (ontem). Se estou fazendo esse movimento é porque estamos fazendo parceria com os aliados, mas queremos ressaltar que o projeto deve estar em primeiro lugar”, enfatizou.
O deputado federal Nelson Pelegrino, mais cotado para se firmar como pré- candidato do PT na sucessão ao Palácio Thomé de Souza, considerou a legitimidade do PCdoB, mas deixou claro que a posição do aliado histórico não corresponde à expectativa do governador Jaques Wagner, que deve ser o grande condutor do processo eleitoral.
“É um direito do PCdoB, mas eu sou da tese do governador, que prega a união em torno do lançamento de uma só candidatura. Temos que deixar as portas abertas”, avisou.
Segundo Pelegrino, a tendência do PT é a de trabalhar na perspectiva de construção da aliança não apenas em Salvador, como em todo o estado. “Inclusive em outros lugares que o PCdoB tem pré-candidato”, disse numa alusão aos municípios em que os comunistas já teriam postulantes, a exemplo de Vitória da Conquista.
Questionado sobre a oposição que pode se unir em torno de uma única candidatura, prejudicando a tática, Pelegrino afirmou: “Se a oposição se unir é natural que a base também se una”.
Forte aliada de Pelegrino, a deputada estadual Maria Del Carmem (PT) comungou de seu pensamento. “É legítimo que Alice lance pelo seu nome, sua história de atuação na vida política, mas nós temos um projeto em comum encabeçado pelo governador Jaques Wagner”. (Romulo Faro -TB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário